União Europeia aumenta controle sobre o uso de dados em Internet das Coisas

30

Por Caroline Boletta e Gabriella Nichols

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia para uma Europa apta para a era digital, Margrethe Vestager, preocupada com o possível uso indevido de dados coletados dos consumidores por grandes empresas e com a provável formação de trustes dentro do mercado de Internet das Coisas (IoT), abriu um inquérito setorial, enviando 400 questionários para empresas ligadas à IoT dos Estados Unidos, Ásia e Europa. O objetivo é saber o que as empresas vendem, como é feita a coleta dos dados e como obtém lucro por meio desses para evitar que gigantes controlem o mercado por meio do acesso demasiado às informações. É esperado que, em 2023, dispositivos domésticos inteligentes atinjam a marca de 184 milhões na Europa.

Impacto em segurança e defesa:  A grande preocupação da União Europeia com coleta de dados, pode acarretar um atraso competitivo no setor de tecnologia e desenvolvimento de IoT, principalmente se comparado com países que possuem legislação menos rígida, levando à desvantagem econômica e militar, em termos globais.

Fonte: DAWS, Ryan. The EU launches ‘sector inquiry’ into the Internet of Things. IoT News. Jul 2020. Em: https://iottechnews.com/news/2020/jul/17/eu-launches-sector-inquiry-internet-of-things/