Esta plataforma foi desenvolvida pelo subgrupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com o propósito de compartilhar informações e conhecimento, próprios e de terceiros, sobre assuntos referentes às TIC e relacionados ao futuro da Segurança e da Defesa.
O subgrupo TIC é parte integrante do grupo de Cenários Prospectivos de Defesa do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC), da Escola de Guerra Naval (EGN). O tema master (TIC) da pesquisa está subdividido em três subtemas específicos: Internet das Coisas (IoT, Internet of Things), Inteligência Artificial (IA) e Cibersegurança. O subgrupo possui a seguinte estrutura organizacional:
Coordenador da Linha de Pesquisa: Claudio Rodrigues Corrêa, CMG (RM1 IM)
Pesquisador Sênior do subgrupo de TIC: Alan Oliveira de Sá, Dr.
Líderes de Pesquisa:
– IoT: Gabriella Nichols, MSc
– IA: Giselli Nichols, MSc
– Cibersegurança: Willian Rosa, CMG (RM1)
Pesquisadores voluntários: Fernanda Marcial, Mariana Petine, Marcelo Barros, Sabrina Rodrigues e Taíza Santos.
Sobre o LSC
O LSC é um laboratório de pesquisa científica vinculado à Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação (SPP) da Escola de Guerra Naval (EGN). Desde sua fundação, em 2012, vem promovendo estudos de futuro orientados para as questões concernentes às áreas de Segurança e Defesa.
Em complementaridade à estrutura de ensino da EGN, o LSC atua tanto em benefício do aprimoramento das ferramentas de simulação e processo decisório aplicadas aos discentes, quanto de outras demandas relacionadas ao nível estratégico da Marinha do Brasil (MB) e demais agências do Estado. Do mesmo modo, é possível destacar a participação do LSC no desenvolvimento de métodos de simulação e cenários para efeito da redução de riscos em conjunturas particulares, de interesse público-privado.
O LSC reúne pesquisadores externos, vinculados à EGN voluntariamente ou por meio de bolsas de pesquisa, que participam de grupos de pesquisa inscritos no CNPq, dentre eles o “Processo Decisório; Cenários; e Design de Jogos”. Com isso, busca promover a conscientização de parcela da sociedade brasileira quanto aos assuntos de Segurança e Defesa, particularmente os ligados ao mar, difundindo-os no meio acadêmico e integrando civis e militares.
Desta forma, foi possível ao LSC, não só a sua validação como um ambiente laboratorial de pesquisa aplicada, como também a sua inserção em ambiente de progressiva relação entre as pesquisas desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior, Institutos de Ciência e Tecnologia e a sociedade.