Menu fechado

Esta plataforma foi desenvolvida pelo subgrupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com o propósito de compartilhar informações e conhecimento, próprios e de terceiros, sobre assuntos referentes às TIC e relacionados ao futuro da Segurança e da Defesa.

O subgrupo TIC é parte integrante do grupo de Cenários Prospectivos de Defesa do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC), da Escola de Guerra Naval (EGN). O tema master (TIC) da pesquisa está subdividido em três subtemas específicos: Internet das Coisas (IoT, Internet of Things), Inteligência Artificial (IA) e Cibersegurança. O subgrupo possui a seguinte estrutura organizacional:

Coordenador da Linha de Pesquisa: Claudio Rodrigues Corrêa, CMG (RM1 IM)

Pesquisador Sênior do subgrupo de TIC: Alan Oliveira de Sá, Dr.

Líderes de Pesquisa:

– IoT: Gabriella Nichols, MSc

IA: Giselli Nichols, MSc

– Cibersegurança: Willian Rosa, CMG (RM1)

Pesquisadores voluntários: Fernanda Marcial, Mariana Petine, Marcelo Barros, Sabrina Rodrigues e Taíza Santos.

Sobre o LSC

O LSC é um laboratório de pesquisa científica vinculado à Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação (SPP) da Escola de Guerra Naval (EGN). Desde sua fundação, em 2012, vem promovendo estudos de futuro orientados para as questões concernentes às áreas de Segurança e Defesa.

Em complementaridade à estrutura de ensino da EGN, o LSC atua tanto em benefício do aprimoramento das ferramentas de simulação e processo decisório aplicadas aos discentes, quanto de outras demandas relacionadas ao nível estratégico da Marinha do Brasil (MB) e demais agências do Estado. Do mesmo modo, é possível destacar a participação do LSC no desenvolvimento de métodos de simulação e cenários para efeito da redução de riscos em conjunturas particulares, de interesse público-privado.

O LSC reúne pesquisadores externos, vinculados à EGN voluntariamente ou por meio de bolsas de pesquisa, que participam de grupos de pesquisa inscritos no CNPq, dentre eles o “Processo Decisório; Cenários; e Design de Jogos”. Com isso, busca promover a conscientização de parcela da sociedade brasileira quanto aos assuntos de Segurança e Defesa, particularmente os ligados ao mar, difundindo-os no meio acadêmico e integrando civis e militares.

Desta forma, foi possível ao LSC, não só a sua validação como um ambiente laboratorial de pesquisa aplicada, como também a sua inserção em ambiente de progressiva relação entre as pesquisas desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior, Institutos de Ciência e Tecnologia e a sociedade.