Robôs cibernéticos disseminam falsas informações com uso da Inteligência Artificial

0
9

Matéria do Informativo RADAR

Por Marcelo Barros |

A conhecida definição simplista de que defesa e segurança podem ser distinguidas pelo olhar da Defesa para fora e da Segurança para dentro dos Estados Nacionais se adequa muito ao atual contexto de análises de meta-dados e robôs de busca com Inteligência Artificial. Determinados usos dessas tecnologias aumentam potencialidades que têm causado preocupação mundial, principalmente na disseminação de falsas verdades por robôs cibernéticos em redes sociais. Medidas de controle conhecidas não evidenciam atenção a muitos ensinamentos da história militar nos quais a manipulação da opinião pública, e outras causas, colaboraram para a eclosão de guerras.

Impacto em Segurança e Defesa: Simulações de cenários variados na Guerra de Informação devem levar em conta a Inteligência Artificial nas estratégias futuras, além das análises de meta-dados e robôs de busca.

Fonte: AZEREDO, Luiz C. T. Inteligência Artificial: Miopia Estratégica nos Campos de Defesa e de Segurança. Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança: Universidade Federal de São Carlos, jun 2019. Disponível em: http://www.needs.df.ufscar.br/site/lk/sys_download_2017.php?file=fotos/517362a56criacaodesitescrisoft.pdf&newFile=artigo_-_2_-_needs_-_luiz_claudio_talavera_de_azeredo__-_vfinal.pdf.

O post Robôs cibernéticos disseminam falsas informações com uso da Inteligência Artificial apareceu primeiro em Projeto Radar.



Fonte: Projeto Radar – Inteligência Artificial