Relógios inteligentes utilizados em tratamentos médicos foram alvo de ataques cibernéticos

11

Por Walmor Cristino Leite Junior e Alan Oliveira de Sá

Pesquisadores detectaram ataques direcionados a smartwatches voltados para idosos e indivíduos com deficiências mentais, em tratamentos médicos. Uma das principais funções desse tipo de relógio é a de emitir lembretes para a ingestão de medicamentos. Percebeu-se que, através desse ataque, seria possível alterar o intervalo entre os lembretes, gerando sérios riscos à saúde dos usuários. Também seria possível obter a localização do proprietário através de uma funcionalidade desenvolvida para a segurança individual, em caso de desaparecimento. É importante ressaltar que se trata de um equipamento barato e facilmente encontrado no comércio. O fabricante já realizou a correção da vulnerabilidade.

Impacto em Segurança e Defesa: Esse tipo de ataque apresenta capacidade de causar sérios riscos à saúde e a segurança. Sendo assim, é necessários que haja uma integração entre instituições de segurança cibernética e agências de saúde para que haja um correto dimensionamento dos possíveis impactos e uma disseminação apropriada de informações para o público.

Fonte: SMARTWATCH hack could send fake pill reminders to patients. BBC News, 09 jul. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/news/technology-53333633?intlink_from_url=https://www.bbc.com/news/topics/cz4pr2gd85qt/cyber-security&link_location=live-reporting-story