Menu fechado

Pesquisadores detectam vulnerabilidade em assistente eletrônico da Amazon

Matéria do Informativo RADAR

Por Walmor Cristino Leite Junior e Alan Oliveira de Sá |

Vulnerabilidade no sistema Alexa, assistente eletrônico da companhia Amazon, poderia ser explorada para roubar dados pessoais, como registro de voz, e inserir comandos maliciosos que seriam executados sem o conhecimento dos usuários. Para que o sistema fosse afetado pelo ataque bastava que um dispositivo, conectado na mesma rede que o assistente pessoal, acessasse um link dissimulado enviado pelos atacantes. Esse link apresentava características muito semelhantes a um link original, com o objetivo de confundir o alvo. A empresa responsável pelo sistema já providenciou a correção da falha, mas a possibilidade da existência de outros pontos fracos não pode ser ignorada.

Impacto em Segurança e Defesa: A utilização de assistentes pessoais eletrônicos se torna cada vez mais comum. Ataques direcionados a indivíduos atuantes no campo da segurança e defesa podem permitir que atacantes tenham acesso a informações sensíveis, como impressão digital, senhas e assinatura de voz.

Fonte: AMAZON Alexa security bug allowed access to voice history. BBC News, 13 ago. de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/news/technology-53770778?intlink_from_url=https://www.bbc.com/news/topics/cz4pr2gd85qt/cyber-security&link_location=live-reporting-story

O post Pesquisadores detectam vulnerabilidade em assistente eletrônico da Amazon apareceu primeiro em Projeto Radar.



Fonte: Projeto Radar – Cyber Segurança

Post relacionado