Pesquisador desenvolve metodologia para simulações de ataques contra sistemas SCADA

7

Por Walmor Cristino Leite Junior e Alan Oliveira de Sá

Um pesquisador grego desenvolveu uma metodologia para simulação de ataques cibernéticos à uma estrutura Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA). Esse tipo de sistema é utilizado para o sensoriamento e controle de instalações industriais e é amplamente empregado em infraestruturas críticas, como usinas nucleares. A técnica desenvolvida está baseada em máquinas virtualizadas e softwares que simulam o funcionamento de controladores e servidores, reduzindo ao mínimo a necessidade de recursos físicos. Com apenas um desktop é possível emular todo o ambiente, o que representa uma excelente ferramenta didática. Por fim, a aplicação dessa metodologia fornece novas informações sobre ameaças aos sistemas SCADA.

Impacto em Segurança e Defesa: O desenvolvimento de ambientes de teste virtualizados apresenta baixo custo e um grande potencial para pesquisa, desenvolvimento e treinamento. O emprego adequado dessas ferramentas é capaz de elevar o nível da segurança cibernética brasileira nas dimensões prática e teórica.

Fonte: PARCHARIDIS, M. D. Simulation of Cyber Attacks Against Scada Systems. International Hellenic University. Thessaloniki, 2018. Disponível em: https://repository.ihu.edu.gr/xmlui/bitstream/handle/11544/29209/Simulation%20of%20cyber%20attacks%20against%20SCADA%20systems.pdf?sequence=1