Pagamento com aplicativo de mensagens gera preocupação entre especialistas

37

Por Marcelo Andrade de Barros e Walmor Cristino Leite Junior

A rede de relacionamentos online Facebook disponibilizou, no Brasil, o seu novo serviço para pagamentos através do aplicativo de mensagens Whatsapp. Porém, pesquisadores questionam a sistemática para tratamento, armazenamento e utilização dos dados gerados em transações bancárias. O modelo de negócios da empresa está baseado no fornecimento de publicidade direcionada, de acordo com os dados registrados sobre cada usuário. Entende-se que os dados de transações bancárias por esse aplicativo serão integrados aos bancos de dados da entidade e também servirão como subsídios para publicidade. Porém, o Facebook apresenta um histórico preocupante de vazamento de informações.

Impacto em Segurança e Defesa: A inclusão de informações sobre operações bancárias nas bases de dados utilizadas para traçar o perfil psicológico do usuário de redes sociais pode aumentar a insegurança cibernética devido a possíveis acessos por pessoas mal intencionadas. Aplicativos com esta finalidade têm se tornado cada vez mais alvo de hackers, sendo necessária maior atenção por parte de instituições para garantir a segurança no ambiente virtual.

Fonte: VALENTE, J. Especialistas alertam para impactos de pagamento pelo WhatsApp. Agência Brasil, 20 jun. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/especialistas-alertam-para-impactos-do-servico-de-pagamento-do-whatsap