Menu fechado

Marinha dos EUA desenvolve submarino controlado exclusivamente por Inteligência Artificial

Matéria do Informativo RADAR

Por Felipe Marques e Thiago Jacobino Honório |

A marinha dos EUA, através da Office of Naval Research, está trabalhando em um novo submarino capaz de ser controlado apenas por Inteligência Artificial (IA). O projeto tem causado enormes debates devido ao fato do submarino ser armado e capaz de destruir alvos sem a interferência humana. Stuart Russel, professor de computação da Universidade da Califórnia, descreveu as pesquisas da Marinha Americana como um “desenvolvimento perigoso” ao dar à IA a liberdade de uso de armas letais. Ativistas da Campaign to Stop Killer Robots, assim como personalidades, como Elon Musk, Mustafa Suleyman e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maasban, demonstraram ser contra o desenvolvimento desse programa.

Impacto em Segurança e Defesa: Apesar dos grandes progressos resultantes do desenvolvimento dos VANTs (Veículos Aéreos não tripulados), a decisão do uso de armas letais por parte de equipamentos com IA ainda é tomada por um ser humano. Entretanto, a essa condição tem causado fortes debates e polêmicas nas forças armadas e na comunidade científica de diversos países.

Fonte: MACAULAY, T. The US Navy is developing AI-powered submarines that could kill autonomously. thenextweb, 2020. Disponivel em: https://thenextweb.com/neural/2020/03/10/the-us-navy-is-developing-ai-powered-submarines-that-could-kill-autonomously/

O post Marinha dos EUA desenvolve submarino controlado exclusivamente por Inteligência Artificial apareceu primeiro em Projeto Radar.



Fonte: Projeto Radar – Inteligência Artificial

Post relacionado