Inteligência Artificial vence piloto em combate online da DARPA

29

Por Giselli Nichols

Com cinco vitórias consecutivas, algoritmos de Inteligência Artificial (IA) venceram um dos melhores pilotos de F-16 da Força Aérea do EUA em um combate aéreo organizado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA). O programa de IA, projetado pela empresa de tecnologia Heron Systems, lutou contra o piloto humano em um ambiente semelhante a um elaborado videogame, vencendo por 5 a 0. Os organizadores observaram que a resposta de IA em nanosegundos é muito mais rápida do que dos pilotos da Força Aérea dos EUA, que são treinados a “observar, orientar, decidir e agir” (OODA). O programa foi baseado em Deep Reiforcement Learning (aprendizado de reforço profundo) – uma técnica de IA que combina insights da psicologia comportamental baseado em como o córtex humano é estruturado e funciona – juntamente com inovações não especificadas. O combate virtual fez parte dos testes AlphaDogfight e serviu para avaliar a confiança dos pilotos em máquinas comandadas por algoritmos.

Impacto em Segurança e Defesa: Equipamentos e meios de combate embarcados com Inteligência Artificial serão um diferencial significativo para as Forças Armadas que possuírem a tecnologia. Os desenvolvedores, no entanto, reconhecem que o programa ainda está a cerca de uma década até estar completamente apto e ser usado em um jato de caça ativo.

Link para o vídeo da competição na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=NzdhIA2S35w.

Fonte: HITCHENS, Theresa. AI Slays Top F-16 Pilot In DARPA Dogfight Simulation. Breaking Defense, 20 Aug. 2020. Disponível em: https://breakingdefense.com/2020/08/ai-slays-top-f-16-pilot-in-darpa-dogfight-simulation/.