Implante com Inteligência Artificial vai ajudar a restaurar função cerebral

45

Por Marcelo Andrade de Barros e Giselli Nichols

Em até um ano, cérebros humanos já poderão ter implantes neurais desenvolvidos com Inteligência Artificial (IA). A promessa é da Neuralink, de Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla Motors. A atual fase da pesquisa foca no uso da IA para restaurar funcionalidades perdidas do cérebro, como, por exemplo, memórias de pessoas com Alzheimer, criando uma simbiose entre homem e máquina. Segundo as pesquisas, os eletrodos flexíveis, com 2,5cm de diâmetro, serão inseridos com aplicação de lasers, apresentando baixo risco de rejeição pelo organismo.

Impacto na Segurança de Defesa: Com o avanço da tecnologia, os implantes poderão ser usados para aprendizados estratégicos de missões pelas Forças Armadas. Ao permitir o monitoramento cerebral, o dispositivo fornece aos cientistas uma imagem de alta resolução da atividade do cérebro ajudando também na adaptação de terapias de longo prazo para uma variedade de distúrbios neurológicos.

TANGERMANN, Victor. Elon Musk: Neuralink Will Do Human Brain Implant in Less Than a Year. Futurism.com. 07 mai. 2020. Disponível em: https://futurism.com/elon-musk-neuralink-human-brain-implant.