IBM e Promare lançam navio autônomo para pesquisas oceânicas

73

Por Taíza Santos e Giselli Nichols

Mayflower, o primeiro navio totalmente autônomo a cruzar o Oceano Atlântico, zarpa este mês de setembro em sua expedição inaugural para coletar dados de pesquisa oceânica. Desenvolvido pela IBM e Promare, foi batizado em homenagem à embarcação que percorreu a mesma viagem levando colonos da Inglaterra para Plymouth (EUA) há exatos 400 anos. Com uma tripulação virtual auxiliar baseada nos EUA e Reino Unido e sistemas de posicionamento de última geração, o Mayflower utiliza propulsão híbrida de energia eólica e solar para seu funcionamento, e Inteligência Artificial (IA) para analisar mudanças no oceano e se adaptar às condições do ambiente.

Impacto em Segurança e Defesa: O emprego da IA em sistemas autônomos e de tecnologias zero carbono está se tornando um pré-requisito para o desenvolvimento de novos navios, devido à segurança, tripulação reduzida ou negativa, maior tempo de permanência no mar e capacidade ampliada no transporte de carga.

Fonte: DAWS, Ryan. A(I)hoy, mateys: IBM’s crewless ocean research ship to launch ‘very soon’. 2020. TechForge Media. Disponível em: https://artificialintelligence-news.com/2020/09/15/ibm-ocean-research-ship-launch-soon/