Menu fechado

Gigante de e-commerce desenvolve infraestrutura para monitorar funcionários

Matéria do Informativo RADAR

Por Lucas Pinheiro Fonseca e Walmor Cristino Leite Junior |

Segundo o relatório do Open Markets Institute publicado em 31 de agosto, a gigante do e-commerce Amazon possui uma complexa infraestrutura para vigiar seus funcionários. Os dados coletados serviriam para aumentar a pressão coletiva e, consequentemente, a produtividade dos empregados. A empresa conseguiria controlar o tempo de trabalho e, através do processamento de informações, evitar a sindicalização, impedindo a formação de sindicatos e greves. Além disso, há a possibilidade de que esse monitoramento seja utilizado para coibir ações maliciosas por funcionários com acesso local aos sistemas internos da empresa.

Impactos em Segurança e Defesa:  O monitoramento de pessoas em ambientes de trabalho, além de cercear as individualidades dos empregados, pode abrir precedentes para que outros espaços sejam monitorados, gerando um mal-estar social ao negar o direito à privacidade dos indivíduos. Dessa forma, é necessário promover debates sobre a validade jurídica desse tipo de medida.

Fonte: HANLEY, Daniel A.; HUBBARD, Sally. Eyes Everywhere: Amazon’s Surveillance Infrastructure and Revitalizing Worker Power. Open Markets Institute, 31 ago. 2020. Disponível em: https://www.openmarketsinstitute.org/publications/eyes-everywhere-amazons-surveillance-infrastructure-and-revitalizing-worker-power

O post Gigante de e-commerce desenvolve infraestrutura para monitorar funcionários apareceu primeiro em Projeto Radar.



Fonte: Projeto Radar – Cyber Segurança

Post relacionado