Menu fechado

Ataque cibernético paralisa empresa de transporte marítimo

Matéria do Informativo RADAR

Por Marcelo Andrade de Barros e Walmor Cristino Leite Junior |

A empresa CMA CGM, de transporte marítimo, foi vítima de um ataque cibernético em setembro que paralisou suas atividades na internet. O malware atingiu seus servidores secundários, forçando a empresa a usar formulários manuais para manter os serviços em funcionamento. O grupo francês suspeita que o ransomware possa ter provocado um vazamento de dados importantes e confidenciais. Apesar dos esforços rápidos da empresa, desligando diversos sistemas para interromper a disseminação do vírus, não se sabe a extensão dos sistemas afetados. Somente no dia 12 de outubro, a empresa retornou os sistemas do e-commerce.

Impacto em segurança e defesa: O mercado de transporte marítimo tem sido, cada vez mais, alvo de ataques cibernéticos. Esse fato se deve ao caráter estratégico desse serviço e ao grande impacto que uma pequena interrupção de serviços pode gerar em cadeias logísticas. Dessa forma, a iniciativa privada deve ser incentivada a reforçar as defesas de seus sistemas digitais.

Fonte: REUTERS, Container Shipping Group CMA CGM Resumes Online Services After Cyber Attack. Gcaptain, Londres, 12 out. 2020. Disponível em: https://gcaptain.com/container-shipping-group-cma-cgm-resumes-online-services-after-cyber-attack/

O post Ataque cibernético paralisa empresa de transporte marítimo apareceu primeiro em Projeto Radar.



Fonte: Projeto Radar – Cyber Segurança

Post relacionado